sábado, 29 de dezembro de 2007
vale a pena acessar o site que a Claro disponibilizou para divulgar a tecnologia de telefonia móvel 3G:
www.tresg.com.br

demonstra o que é vídeo chamada, banda larga, o tal "Idéias TV" (que não é a TV digital One Seg do SBTVD) e outros recursos, além de exibir os modelos que suportam a tecnologia.

com certeza, essa será a maior revolução na telefonia móvel desde a sua inauguração, superando até mesmo a conversão das tecnologias analógicas (ex.: TDMA) para digitais (ex.: GSM).

eu ainda vou esperar por um aparelho como o descrito nesta outra notícia, mas sem ser early adopter, porque já aprendi a lição.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Response.Write("Feliz " + DateTime.Now.Year.ToString() + "!");
Response.Write("Que " + DateTime.Now.Year +
" seja ainda melhor que " + (DateTime.Now.Year-1) + "!");

by Marcos Henke :)
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
realizei neste feriadão de Natal uma faxina no meu HD. na verdade, foi mais uma organização, já que eu não joguei nada fora, não perdi nada, apenas otimizei.

vou contar o meu processo, para que quem tiver interesse possa fazer o mesmo:

1) instalei o WinDirStat, um programa excelente que me fornece informações de utilização do espaço em disco, indicando quanto cada arquivo ocupa no meu HD.


2) a limpeza começou pelos arquivos temporários que ficaram esquecidos, e foram facilmente identificados pelo WinDirStat.
3) eu tinha 400MB livres numa partição de 50GB que contém, entre outras coisas, fotos e vídeos de vários eventos acumulados em alguns anos. com ajuda do WinDirStat, um Power Toy chamado Image Resizer e o Any Video Converter, todas ferramentas free para Windows XP, reduzi MUITO o espaço utilizado por esses arquivos multimídia.
as imagens reduzi para 10% do tamanho original convertendo para o formato 1024x768 e os vídeos que eram MPEG reduzi para 30% do tamanho simplesmente convertendo para AVI xvid.
detalhe: conservei em formato original as fotos que "um dia" talvez eu queira imprimir.





4) movi todos os filmes e programas de instalação para DVDs (coisa que eu já devia ter feito há muito tempo mas tinha preguiça e espaço em disco sobrando)
5) finalizei com uma vasculhada nas pastas que ocupavam muito espaço e eliminando o que (realmente) não era necessário, sempre com a ajuda do bom e velho WinDirStat.

a partir de agora, vou efetuar a conversão imediatamente após baixar as fotos e vídeos da câmera, uma tarefa que vai poupar alguns Gigabytes ao longo do tempo.
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
notícias interessantes de hoje nos principais sites e blogs de TI:


Mercado de Trabalho: Faltam programadores no Brasil, diz Fenainfo (Info)
"Na avaliação do presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Maurício Laval Pina de Sousa Mugnaini, o maior problema no setor de brasileiro de software se refere à mão-de-obra."

Educação e Mercado: Dia agitado na Unitec (Baguete)
"A Unitec, incubadora de empresas do Parque Tecnológico de São Leopoldo, teve um dia agitado nesta segunda-feira, 17, com a abertura de dois novos escritórios: a sede conjunta da Assespro-RS e Softsul e do projeto Gestão Santander/Unisinos."
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
foi divulgada a tabela de salários atualizada da Info:

veja aqui
notícias interessantes publicadas recentemente nos principais sites e blogs de TI:

Educação: Dinheiro para os cérebros (Baguete)
"Caixa-RS e Unisinos preparam para o segundo semestre letivo de 2008 um programa que dará financiamento aos melhores alunos dos cursos de TI da universidade.(...) O plano é resultado de conversas entre 13 universidades gaúchas e grandes empresas instaladas no estado como Dell, HP, Stefanini, Tlantic e a própria SAP."

Educação: CNPq: R$ 20 mi para pesquisa nas empresas (Baguete)
"O CNPq abriu um edital de R$ 20 milhões destinado a estimular a contratação de mestres e doutores para fazer pesquisa dentro de micro, pequenas e médias empresas."

Mercado de Trabalho: Índia mais próxima do RS (Baguete)
"Investimentos de empresas de TI indianas no Rio Grande do Sul devem ser anunciados em até três anos, antes do final do governo Yeda Crusius.(...) Como pontos fortes do estado estão os investimentos já feitos no Pólo de Informática da Unisinos e no Tecnopuc, além do fuso horário, igual ao de Nova York."

Mercado de Trabalho: Microsoft Brasil iniciou o processo de inscrição para seu programa de estágios (Info)
"Ao todo, são 14 vagas em diversas áreas.(...) Os pré-requisitos para se candidatar a uma vaga são inglês fluente e conhecimento em informática.(...) Os currículos podem ser enviados para estagioms@live.com." - Silvia Balieiro

Convergência Tecnológica: Windows 7 deixará PC com jeito de iPhone (Info)
"É razoável supor que a próxima geração dos tablet deverá trazer tela multitoques, no estilo do iPhone. Esse mesmo tipo de interface com o usuário foi apresentado pela Microsoft no seu Surface, o computador-mesa." - Maurício Grego

TV digital: Info testa TV digital portátil DTV-500 da Gradiente (Info)
Débora Fortes e Sandra Carvalho

Linux: Linux deve ganhar smartphones em 2008
"'Eu não estou pessoalmente envolvido, mas parece que 2008 pode ser, graças ao Open Handset Alliance, um dos anos em que se poderá encontrar mais telefones com Linux', declarou Linus Torvalds. O Google já está trabalhando com Motorola, T-Mobile e Qualcomm, para desenvolver uma plataforma para aparelhos móveis, programada em Linux, chamada Android."

Linux: Urnas eletrônicas terão Linux nas eleições de 2008
"Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai migrar para o sistema operacional de código aberto os equipamentos que serão usados nas próximas eleições municipais."
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
conforme matéria do site G1, os primeiros usuários do SBTVD estão gostando do que estão vendo (isso mesmo, vendo, pq a interatividade é zero).

eles gostam de tecnologia e pagam caro por serem os primeiros. (eu particularmente já fiz isso com videogames na minha adolescência e mais recentemente com celulares, mas consegui conter meus impulsos depois de perder um modelo T610 com pouquíssimo uso e me dar mal com alguns smartphones da Motorola)

leia aqui a matéria do G1
"A PUC-RS foi a escolhida pela Finep, entre outras mais de 40 instituições brasileiras de pesquisa, para fazer as avaliações de televisores, receptores, transmissores e demais equipamentos relacionados ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD)(...)"

fonte: Baguete
as empresas Praesto, Cianet Networking e a Fundação Certi estão se preparando para as novas oportunidades.

"O setor de TIC catarinense está de olho nas oportunidades de negócio oferecidas pela TV Digital.(...)
A Praesto desenvolve uma plataforma de publicidade interativa para TV Digital.(...)
Já a Cianet aposta no desenvolvimento de equipamentos para comunicação digital de dados.(...)
A Fundação Certi, escolhida pela Philips para desenvolver o projeto do primeiro conversor para a TV Digital de alta definição destinado ao mercado nacional."


fonte: Baguete

leia mais: Convergência Digital
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
hoje assisti ao evento online Delphi Day, promovido pela Code Gear.

foram apresentadas as diversas melhorias na IDE do RAD Studio 2007 em relação ao Delphi 7, última ferramenta da Borland que agradou de verdade os desenvolvedores.

realmente há muitas melhorias, muitas delas relacionadas a correções de memory leaks e performance, mas observei que tudo que eles anunciam como novidade já existe há muitos anos na plataforma DotNet e antes disso em Java. o Visual Studio, Eclipse, Net Beans e outros são verdadeiramente inovadores em muitos pontos, mas o que foi apresentado é cópia descarada.

anunciaram o Generics como uma grande revolução... realmente, para a linguagem Delphi é. mas todos sabemos que para outras linguagens isso já existe há muitos anos. e outra: Generics só pra Delphi.NET, por enquanto. o forte do Delphi que sempre foi o desenvolvimento pra plataforma Win32 vem sendo deixado de lado.

eu realizei alguns testes no passado com o Delphi 2005 e 2006, desenvolvi alguns protótipos em Delphi.NET, realmente é interessante. mas tem um gravíssimo problema: eles estão correndo "muito" atrás da Microsoft e do Visual Studio.

quando foi lançado o Delphi 2006, que suportava o DotNet framework 1.1, a Microsoft lançava praticamente ao mesmo tempo o Visual Studio 2005 com o framework 2.0, que foi uma boa revolução no desenvolvimento principalmente para web com o Asp.Net e abafou totalmente o Delphi. num mundo competitivo onde temos que justificar os investimentos, a hipótese de migrar pra Delphi 2006 e utilizar a mesma IDE para desenvolver em Delphi e em Asp.Net foi prontamente descartada.

agora com o RAD Studio 2007 e finalmente o esperado suporte ao framework 2.0, a Microsoft está lançando o VS2008 com suporte ao framework 3.5!

e a tendência é essa. eu pergunto: por quê a Code Gear não abandona o DotNet e foca seus esforços no Delphi Win32/64 e no Delphi for PHP?

eu tenho acompanhado diversas palestras e eventos relacionados ao Delphi nos últimos anos e, sinceramente, nada me empolga. nem mesmo o ECO. nada é novo e útil que justifique o esforço em migrar as aplicações legadas do glorioso Delphi 7.

ah, e o Delphi for PHP só foi citado :P (Code Gear, abre o olho... essa pode ser a chance de voltar a crescer no mercado)

leia mais:
Blog do Andreano Larousse - Borland / Code Gear
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
notícias interessantes de hoje nos principais sites e blogs de TI:

TV digital: gaúcha Teikon monta conversores em Manaus (Zero Hora)
"A gaúcha Teikon chega a Manaus. Na quarta-feira, a empresa inaugurou uma fábrica que produz placas para computadores (desktop e notebooks) e conversores para a TV digital. Ainda neste mês, começa a montar televisores LCD." - Marcelo Flach

Rádio Digital: Rádio digital chega ao Brasil em 2008 (Inovação Tecnológica)
"A população brasileira já vai poder ouvir rádio pela tecnologia digital a partir do ano que vem. A informação foi dada pelo Ministério das Comunicações durante audiência pública realizada no Senado Federal. Segundo o secretário de Telecomunicações, Roberto Martins, os testes finais devem ser realizados até o final deste ano. " - Renata Pompeu

Virtualização:
tenho lido, ouvido falar muito e experimentado alguma coisa de virtualização, e realmente parece um ótimo caminho, já que o preço do hardware caiu bastante com a questão do dólar baixo e a isenção de impostos.

para a questão da segurança, principalmente relacionado à disponibilidade, é uma ótima alternativa.

Virtualizar será palavra de ordem em 2009 (Baguete)

Quase metade das empresas vai virtualizar seus servidores em 2009 (Computer World)
"Mais de 24% das empresas de TI já implementaram virtualização baseada em servidores x86 e cerca de 45% farão isso até 2009."

Mercado de Trabalho:
sobre o mercado de trabalho de TI, esta é uma realidade que a gente vê aqui no RS também:

Setor de TI canadense corre para preencher 58 mil novas vagas de trabalho em 2008 (Computer World)

Empresas de TI detectam falta de profissionais em Portugal (Computer World)

Mundo corporativo vive o desafio da retenção do conhecimento (Computer World)
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
notícias interessantes de hoje nos principais sites e blogs de TI:

TV digital: Costa reprova conversores sem interatividade (Plantão Info)
"Em discurso em Brasília, o ministro Hélio Costa disse que considera ilegal a venda de set-top boxes sem o Ginga embutido. Segundo Costa, as regras do Fórum de TV Digital determina que o Ginga acompanhe os conversores que saem de fábrica." - Felipe Zmoginski

Delphi: Prêmio INFO destaca o software para empresas (Plantão Info)
"O ambiente integrado de desenvolvimento Delphi for PHP, da Borland, é outro produto vencedor. Com 53% da preferência dos leitores na categoria Desenvolvimento. o sofware corresponde à combinação de dois nomes fortes que já existiam no mercado. Ele reúne os métodos de trabalho do Delphi, uma das ferramentas favoritas dos programadores, com a linguagem PHP, campeã dos sites dinâmicos." - Carlos Machado
"A CodeGear irá promover 1 dia inteiro com 8 apresentações, todas on-line, oferecendo informação técnica, visão e conceitos práticos de algumas das tecnologias-chave para os desenvolvedores.
Os participantes terão a oportunidade de perguntar aos experts sobre:

* Delphi 2007 for Win32
* RAD Studio 2007

Todas as sessões serão em português, exceto a apresentação de David Intersimone"


veja o anúncio original do evento no site da CodeGear:
fonte: http://dn.codegear.com/br/article/37399
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
eu já havia percebido que seria um grande momento quando iniciei meu trabalho de conclusão sobre o assunto em agosto, e nas minhas pesquisas e leituras isso só se confirmou.

vejam essas matérias da Computer World divulgadas hoje:

Confira os números do mercado de TV Digital

TV Digital: aproveite as oportunidades de negócio que surgem
segundo o ministro Hélio Costa, a recepção do sinal da TV digital em celulares 3G a serem lançados em 2008 será gratuita.

ouvi várias pessoas comentando e até mesmo eu acreditava que seria um serviço pago, a exemplo do acesso à Internet que temos hoje nesses dispositivos, mas essa declaração nos dá uma certa esperança.

será que esta previsão não é do tipo daquela que dos receptores a R$200 em dezembro?
ainda no programa Canal Livre de 2 de dezembro o ministro Hélio Costa disse que o governo desconhecia a existência de uma linha de fibra ótica nos postes de alta tensão, utilizado como fio terra pelas companhias telefônicas.

este recurso será utilizado em um projeto do governo com as companhias telefônicas para disponibilizar Internet com banda larga para escolas em todo o país.
no programa Canal Livre da Band de 2 de dezembro, foi anunciado que a partir de segunda-feira, 3 de dezembro, um dia após o início das transmissões digitais terrestres, a Band e Rede TV irão transmitir o sinal da TV digital via satélite para todo o país.

isso quer dizer que qualquer um pode assistir, não importando em que região do país estiver, bastando apenas adquirir o conversor e uma antena parabólica.

e aí, fabricantes? essa não era a falada escala industrial esperada para baratear o preço dos conversores?

falando em preço, o ministro Hélio Costa comentou o absurdo de se cobrar R$1000 por um aparelho que no japão custa R$110, e tem 80% ds componentes idênticos.

comentou que o chipset, principal componente do conversor, custa US$20, e que a razão pela qual o set-top-box no brasil esteja custando tão caro é a falta de interesse dos fabricantes em produzir o conversor, pois o que elas querem vender mesmo são TVs de LCD e plasma.
domingo, 2 de dezembro de 2007
está inaugurada oficialmente a transmissão da TV digital terrestre aberta e gratuita no Brasil!

o sinal já vinha sendo transmitido há alguns dias por algumas emissoras, mas agora é de verdade.

o discurso da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, destacou a importância do projeto desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros, as vantagens do sistema, as oportunidades que irão surgir para os profissionais da área - inclusive do desenvolvimento de software. falou ainda sobre os serviços que serão oferecidos com a interatividade, como marcação de consultas médicas pela TV.

o ministro das comunicações, Hélio Costa, destacou o esforço do governo em proporcionar um sistema gratuito, falou sobre a questão da licença caso o Brasil tivesse optado por adquirir integralmente um sistema, falou sobre o Ginga e também que o valor dos receptores irá certamente baixar. citou que na Europa a interatividade está engatinhando e nos Estados Unidos nem sequer existe.

em seguida, o Presidente Lula efetuou o pronunciamento oficial, citou as vantagens da mobilidade, destacou que o sistema brasileiro é atualmente o melhor do mundo (pois foi baseado no japonês e melhorado em alguns fatores) e simbolicamente apertou o botão do controle remoto que "liga" o sistema. a partir daí foi exibido um vídeo de divulgação e cada emissora seguiu com sua programação normal, porém também em alta definição para São Paulo.

a Band transmitiu o programa do Raul Gil, e o Presidente Geral da emissora respondeu algumas perguntas do apresentador, colocando as vantagens do novo sistema e a importância desse momento histórico.

a Rede TV transmitiu o programa Pânico na TV em alta definição. a Rede Globo o Fantástico.

como eu passei 4 meses pesquisando para produzir meu trabalho de conclusão sobre TV digital, que foi entregue esta semana, estou bem entusiasmado com o momento e também com as oportunidades futuras que surgirão para muita gente.

com certeza, é uma mudança que vai afetar a todos... vai fazer parte do dia-a-dia das pessoas.

um momento muito legal que tive a oportunidade de presenciar.


Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo