quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
sábado passado eu fui tirar algumas fotocópias de certificados. cheguei em torno de 15 para o meio-dia ao local e, enquanto aguardava, as funcionárias já estavam se preparando pra sair, com a bolsa a tiracolo, tudo já arrumado e fecharam a porta.

uma das funcionárias comentou meio sem jeito que "nós fechamos a porta 5 pro meio-dia pra não encher de gente na hora de sair".

outro caso:
ganhei um presente de formatura da minha família, que era exatamente o que eu havia pedido: um cartão de memória para máquina fotográfica digital. como a minha irmã não tinha certeza da compatibilidade, ela me deixou a nota para uma eventual troca, já que ela estaria viajando na semana seguinte.

pois eu vi na nota o valor pago... tá certo que era uma loja de uma grande rede, que paga todos os seus impostos, comissões de vendedores, custo operacional, etc. mas era o triplo do valor que encontramos pelos mercados livres da vida, e achei que poderia trocar por um produto de mesmo valor porém com uma utilidade maior.

resumindo, se recusaram a trocar, o gerente estava de férias e em seu lugar estava uma "senhora" muito mal humorada, que fez de tudo pra deixar bem claro que não estavam a fim de trocar. mas eu insisti, tive que dizer que o modelo da minha câmera era diferente (mentira), para aceitarem. de muito má vontade, ela falou que como a compra havia sido feita com cartão de crédito, só poderia trocar se a dona do cartão fosse lá. e foi o que acabou acontecendo, depois da volta da sua viagem.

refletindo um pouco sobre esses dois casos recentes, há várias coisas que eu pude constatar:
- Em nenhum caso o dono do negócio estava presente.
quando uma pessoa assume todos os riscos, responsabilidades, suporta as inúmeras dificuldades e a burocracia pra abrir e manter um negócio, o que ela mais quer é agradar os clientes e ver sua casa sempre cheia (tá... nem sempre é assim, mas vamos fazer de conta que é).
no primeiro caso, me parece óbvio que se o horário que mais tem movimento é próximo ao meio-dia, que o horário seja alterado para atender essa demanda e gerar mais lucro, pois se o concorrente do lado permanecer aberto irá levar todos esses clientes.
já no segundo caso, como exige um trabalho extra para efetuar a troca e ninguém vai ganhar mais nada com isso, a comissão já foi garantida, eles simplesmente se recusam a fazer.

- Os funcionários são mal pagos e não estão satisfeitos com o ambiente de trabalho.
no primeiro caso, como as funcionárias não recebem nenhum retorno por trabalhar mais, ganham pouco pois o cargo não exige qualificação, e não ganham comissão ou bônus por atingir metas, estão se lixando se vai entrar mais ou menos dinheiro. o importante é trabalhar o mínimo possível pra garantir o salário no final do mês.

- Nos dois casos, eles fazem com que os clientes se adaptem ao sistema deles, em vez de eles se adaptarem às necessidades dos clientes. no caso das fotocópias, basta alterar o horário. no caso da loja, o sistema deles e do cartão está errado, pois vincula o produto à venda. uma venda tem um valor X, pro cartão de crédito deveria ser indiferente se forem maçãs ou bananas. imaginem se fossem comprados 10 produtos e apenas 1 precisasse ser trocado... teriam que cancelar tudo, refazer a venda toda, apenas para substituir aquele produto.
como analista de sistemas, considero que a relação entre os produtos e a compra no cartão não deveria existir, e sim entre a venda da loja e o cartão.

essas questões são básicas, não sou nenhum especialista em vendas, não tenho MBA (ainda), mas sou consumidor e trabalho num ambiente onde as exigências são muito maiores. as atitudes de funcionários insatisfeitos refletem diretamente na perda de clientes, perda de dinheiro. eu sou um cliente que não compro mais na loja onde complicam para trocar um produto, nem deixo lista de noivos lá futuramente.

vendedores que trabalham com comissão estão acostumados a ver seu trabalho e simpatia extra virar recompensa em forma de dinheiro no final do mês, mas para outros setores às vezes é dificil enxergar que o bom atendimento, ou se não há atendimento, a realização do seu trabalho com qualidade fideliza clientes e gera retorno para a empresa toda.

mas claro, eu como funcionário também gosto de ter uma participação nos lucros da empresa, receber bônus por cumprir metas e tudo o mais. ver de uma forma mais direta que o que eu produzo a mais está contribuindo para o crescimento da empresa.

receber salário fixo significa que o esforço também será fixo. como falei antes, as pessoas acabam fazendo o mínimo necessário para receber este valor no fim do mês. quando há uma contrapartida a altura por parte dos empregadores, há o estímulo para que as pessoas produzam mais e melhor, encadeando uma série de benefícios para todos.

meu objetivo com esse papo todo é deixar um recado para empregados e empregadores refletirem sobre fazer o que se deve fazer ou fazer além... o retorno é proporcional.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
olha só que legais esses pen drives:

http://www.mimoco.com/mimobots

se alguém quiser me dar um da série Star Wars ou do Happy Tree Friends, fico muito agradecido :)

reclamação: não tem do mestre Yoda!
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
se vc deseja investir na carreira de TI, segue uma lista com as áreas que mais demandam profissionais:

  1. serviços offshore (profissionais de administração e operação de sistemas, gestão de projetos e desenvolvedores)
  2. comunicações (TV digital e celular)
  3. profissionais que vão atuar com tecnologia em bancos de investimentos
  4. Web 2.0

Notícia original: Conheça as quatro vagas que mais demandam profissionais de TI (Luiza Dalmazo - Computerworld)
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
hoje disponibilizei alguns links de ferramentas para leitura e conversão de texto escrito em áudio:

NaturalReader: ferramenta muito útil para aprender a pronúncia de palavras em inglês. já uso a um bom tempo. basta selecionar em um browser ou editor o texto que se deseja ouvir e pressionar o botão apropriado. o programa também pode converter o texto lido para mp3. (com ele vc pode descobrir, por exemplo, que "engine" se pronuncia "endgine" e não "enjaine", "google" é "gugoul" e não "gãgoul", "header" é "réader" e não "ríader"...)

TextToWav: semelhante ao anterior, porém converte texto em wav e suporta vários idiomas.

vale salientar que as ferramentas são ou possuem versões totalmente funcionais gratuitas!

maiores informações e pré-requisitos estão disponíveis nos sites indicados.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
adicionei recentemente alguns links aqui no blog, confiram:

categoria "ferramentas":
Giveaway of the Day - programas comerciais que por um dia se tornam gratuitos. todo dia tem um programa diferente.
nota contida no site:
"Basicamente, todos os dias escolhemos um programa que será o programa Giveaway of the day. Este programa estará disponível para download durante 24 horas (ou mais, se assim o entender o produtor) e esse software será absolutamente grátis. Isto é – não se trata de uma versão experimental ou limitada – mas de uma versão registada e legal do software que será gratuito para os nossos visitantes."

categoria "tech fun":
Terra: webgames gratuitos - diversos jogos em flash, alguns bem complexos até, para jogar online. cuidado: alguns são viciantes : )

Free Online Games - idem ao anterior, porém de outra fonte.

Game Giveaway of the Day - na mesma linha do Giveaway of the Day, contém jogos comerciais que por um dia se tornam gratuitos. todo dia tem um jogo diferente. para baixar e instalar.
sábado, 12 de janeiro de 2008
ontem, 11/01/2008, foi a minha colação de grau no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ULBRA, juntamente com o pessoal do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

foi uma formatura peculiar em alguns pontos, como o discurso do nosso orador César Olaves, que conseguiu sintetizar perfeitamente as nossas profissões e também a nossa vida acadêmica, com o bom humor de sempre... cinta-liga, cueca boxer : )

ele também levou a "culpa" pela montagem da música do nosso paraninfo, Vinícius Serafim, onde eu mixei as músicas "Rap das Armas" (introdução do filme Tropa de Elite) com a própria música "Tropa de Elite" da Tihuana e alguns mp3 que o Serafim disponibilizou com o conteúdo das aulas... bom, não foi poupado pelo Serafim no seu discurso, onde a cada elogio à turma de formandos ele acrescentava "menos o César" : )

outra peculiaridade foi a entrega do "Prêmio Destaque Universitário em Informática" da SEPRORGS, concedido aos alunos com melhor desempenho acadêmico. para o curso de Redes o homenageado foi Kleber Bortolan e no curso de Análise e Desenvolvimento... eu : )

um agradecimento especial ao esforço da minha mãe que foi de cadeira de rodas me assistir e ficou na primeira fileira, e ao meu pai, minha irmã e minha sobrinha por a terem levado. valeu! foi um momento único e valeu a pena.

depois a recepção e a festa onde eu, o Rodrigo Magrão e o Mauro fizemos uma Jam session e tocamos alguns rocks clássicos com a participação de diversos parceiros.

pra terminar, digo uma coisa a todos que estudam ou pensam em se formar um dia: vale a pena, aproveitem as aulas como eu aproveitei, o reconhecimento vem de uma forma ou de outra, seja através de premiações ou oportunidades de trabalho. passar por passar nas disciplinas é muito desperdício de tempo e dinheiro. e mesmo com uma boa formação, isso não é tudo.. precisa gostar do que faz, correr muito atrás de mais informação, experiência. ou seja: não é fácil! (e ninguém disse que seria)

sobre o prêmio Destaque Universitário:
Site da SEPRORGS
Portal Educação
Maxpress

na mídia impressa (vulgo jornal):


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
hoje haverá um debate sobre TV digital na Rede Vida às 22h.

quem estará presente:
- Maurício F. Renner: editor do Baguete Diário
- Valério Cruz Brittos: professor do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Unisinos
- Higino Ítalo Germani: engenheiro eletrônico, ex-integrante do Conselho Técnico da Abert e Agert e consultor na área de radiodifusão

fonte: Baguete


Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo