quinta-feira, 18 de outubro de 2007
o pessoal às vezes confunde IPTV com streaming de vídeo, como o oferecido pelo YouTube.

veja esta matéria da Daniela Moreira do IDG Now!, que esclarece bem os conceitos:

"(...)A sigla quer dizer TV via protocolo de internet (Internet Protocol Television), o que, na prática, significa utilizar a infra-estrutura de rede voltada ao acesso em banda larga à internet para trafegar pacotes de vídeo. A definição não vale, contudo, que serviços de transmissão de vídeo como o YouTube ou os canais de vídeo de portais e emissoras de TV na internet.

Embora o conceito seja parecido - trafegar vídeo via protocolo de internet -, alguns elementos diferenciam o que se convencionou chamar de IPTV dos serviços de streaming na web.

O primeiro deles é a forma como o conteúdo chega ao usuário. No IPTV, o usuário recebe o conteúdo no aparelho de TV, por meio de um conversor, da mesma forma que receberia o sinal em um serviço por assinatura convencional, via cabo ou satélite - e não pelo computador.

Outra diferença fundamental é a garantia de qualidade. Os prestadores de serviços de IPTV oferecem transmissão sem interrupção e com imagem de qualidade igual ou melhor à que chega na sua TV pela transmissão paga -, ao contrário dos vídeos na internet, que, muitas vezes trazem imagens em baixa resolução, pixelizadas (cheias de quadradinhos) e interrompidas por falhas na transmissão ou banda insuficiente.(...)"


vale a pena ler a matéria completa, acessível pelo link abaixo:

fonte: http://sbtvd.cpqd.com.br/?obj=noticia&mtd=detalhe&q=8762

2 comentários:

Unknown disse...

Marcos, tenho escrito bastante sobre o assunto da TV Digital, até porque tenho visto muita informação incompleta. Principalmente das grandes emissoras. De qualquer forma, passarei mais aqui para debatermos melhor a quebra deste paradigma. Vai ser uma revolução e está todo mundo estranhamente calmo... acessa depois, midiartico.blogspot.com

Marcos Henke disse...

Legal Diogo,

eu também sinto falta de interesse e pessimismo do público em geral quando o assunto é esse. Eu vejo como uma ótima oportunidade, e estou investindo no assunto, realizando meu trabalho de conclusão sobre TV Digital.
Como estou na reta final, não estou tendo tempo de postar, mas com o conhecimento e experiência que estou adquirindo em breve colocarei aqui e no meu outro blog técnico informações mais detalhadas.

Abraço, e continue visitando. Já visitei o seu blog, muito bom o conteúdo.

Marcos



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo