quarta-feira, 26 de maio de 2010
Procurando pelos fontes do jogo Gorillas, achei uma versão para iPhone:


Esse jogo tem um significado especial pra mim, pois foi o primeiro código fonte mais elaborado que eu tive contato na minha infância, por volta dos 12 anos de idade. Eu já sabia programar em Basic antes disso, aprendi digitando jogos que vinham em revistas e manuais da época, por volta de meados dos anos 80.

O nome da revista era Microsistemas, e eu digitava tudo em um CP 300 da Prológica.


Mas quando a minha irmã e meu cunhado adquiriram um IBM Aptiva, que vinha com Windows 3.11, kit multimídia e OS2 Warp, veio junto o QBasic, ambiente de desenvolvimento da Microsoft. Nele haviam dois jogos de demonstração: Nibbles e Gorillas.

Nibbles acabou tendo uma versão para os celulares da Nokia no início dos anos 2000, aquela série 5120, 6120. É o "jogo da minhoca", para saberem do que eu estou falando.

No Gorillas os jogadores tinham que informar o ângulo e a força para o arremesso da banana, e o objetivo era acertar o gorila adversário. Conforme a banana batia nos prédios, estes iam sendo destruídos. O vento impactava na trajetória da banana.

Eu passava horas alterando os fontes, aumentando o poder das explosões das bananas, as cores e outros parâmetros. Quando dava errado, eu voltava uma cópia do arquivo (sim, com 8 anos eu já fazia backup dos fontes).

Veja mais detalhes sobre a versão para iPhone, a verão original e obtenha o código fonte em:
http://gorillas.lhunath.com/


*esta postagem faz referência a conteúdo de terceiros. os direitos e responsabilidades dos trechos citados são reservados aos respectivos autores.

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo