domingo, 17 de fevereiro de 2008
diz a história que Pedro Álvares Cabral desejava chegar à Índia quando descobriu o Brasil...

a Índia é hoje a maior exportadora de software do mundo. movimentaram em torno de 30 bilhões de dólares em 2007. para chegar nesse ponto foram necessários muitos incentivos e ações do governo e empresários, mas os grandes atrativos são a mão-de-obra de baixo custo e a grande disponibilidade de profissionais qualificados e empresas certificadas, além da fluência em inglês (na verdade, eles "acham" que falam inglês... quem já tentou falar com eles percebeu uma enorme dificuldade de se comunicar)

mas essas vantagens estão muito ameaçadas por fatores como:
  • - aumento do custo da mão-de-obra: devido à valorização da rúpia sobre o dólar (mesmo efeito sentido aqui no Brasil em vários setores, dólar baixo = menos exportações)
  • - troca freqüente de emprego: se a demanda por profissionais é grande, maior que a oferta, quem pagar mais leva, e os profissionais aproveitam. mas a qualidade dos serviços cai muito, além de comprometer o sucesso dos projetos.
  • - conflitos regionais: a rivalidade com o vizinho Paquistão não traz tranquilidade às empresas que mantém seus empreendimentos na Índia
  • - infra-estrutura precária: energia, estradas, instalações
isso significa que pode sobrar para o Brasil uma boa fatia desse mercado, pois a qualidade dos serviços é superior e a rotatividade de profissionais é bem inferior. ainda há alguns entraves, como os custos trabalhistas e a carga tributária, mas já estão sendo feitos esforços a fim de reduzi-los. além disso, o fuso horário próximo ao dos Estados Unidos contribui bastante.

mas não podemos ficar apenas com essas vantagens, pois muitos outros países estão se qualificando para abocanhar esses bilhões de dólares também, e é preciso muita agilidade e seriedade para fazer o setor crescer. diversas empresas de desenvolvimento de software multinacionais já estão se instalando no país (inclusive a gigante indiana Tata), realizando aquisições, e não se pode deixar a oportunidade passar.

então, portugueses: venham nos explorar! (e espanhóis, ingleses, americanos, alemães, etc.) queremos trocar linhas de código por contas $$$

fonte: aulas do professor Garcia e revista Exame

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo