quarta-feira, 1 de julho de 2009
Este artigo foi publicado no Jornal O Progresso de Montenegro em 01/05/2009:

Web Games: jogos gratuitos para jogar de qualquer computador com acesso a Internet, sem necessidade de instalação

Tenho falado rotineiramente aqui nesta coluna sobre Tecnologia da Informação, mercado de trabalho, dicas e oportunidades nessa área. Hoje vou acabar com a sua produtividade, para balancear um pouco, afinal “a gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte”.

Há alguns anos eu conheço alguns sites de jogos online, os chamados Web Games. São jogos que podem ser jogados em qualquer browser, de qualquer computador que possua acesso à Internet. Normalmente são desenvolvidos em Flash, com recursos mais simples e jogabilidade muito menos complexa que os atuais jogos para PC e consoles, como Playstation 1, 2 e 3, Xbox, Wii, mas são bons passatempos. A minha esposa, Juliani, adora e sempre que ela acessa a Internet e possui uma folga na agenda passa alguns minutos jogando.

Vou listar alguns sites que eu conheço e mantenho na minha lista de Favoritos do delicious (http://del.icio.us), apesar de não ter conseguido tempo para visitá-los atualmente:

· http://games.terra.com.br/webgames

· http://jogos.clickrbs.com.br

· http://jogos.globo.com

· http://factory.lego.com

· http://www.kongregate.com/games/Shinki/super-crazy-guitar-maniac-deluxe-3

· http://www.freeonlinegames.com

Web Games para trintões nostálgicos

Nós, trintões nostálgicos que crescemos nos anos 80, hoje estamos em pleno exercício das nossas atividades profissionais e, portanto, possuímos pouco tempo para nos dedicar a esses passatempos (assim espero). No final da década de 80 e início da década de 90 tenho certeza que muitos de nós jogamos os jogos para o console Nintendo (NES). Eu tinha um Top Game da CCE, que aceitava os cartuchos “grandes”, do Nintendo Americano e os cartuchos “pequenos”, do Nintendo Japonês. Era uma revolução em relação aos Atari, febre no início dos anos 80 que atraía crianças e adultos. Passei muitas horas estimulando meu raciocínio e habilidade motora com esses jogos.

Já circulam por aí há muitos anos os famosos Emuladores para rodar no PC, onde baixamos as ROMs (arquivos contendo os programas dos jogos) e a utilizamos como se fosse a console original. Mas a dificuldade está em instalar o Emulador, configurar os controles, baixar as ROMs e conseguir fazer tudo isso funcionar sozinho, sem pedir ajuda aos filhos ou aos “caras da informática”. Pois esta semana encontrei um site que disponibiliza online e gratuitamente centenas de jogos para o Nintendo 8 bits:

· http://www.everyvideogame.com/arcade.php?mode=cat&c=1
(utilize o campo de seleção “Quick jump” para ver a listagem completa de jogos)

Os jogos são Applets Java, é requisito ter a Java Virtual Machine instalada. Não se preocupe, pois se o seu computador não a tiver, será exibido um link para sua instalação.

Boa diversão, mas não abuse e não acesse durante o expediente, OK?


Site da semana: www.everyvideogame.com

Frase da semana: “Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês”

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo