quinta-feira, 10 de setembro de 2009
essa me tirou o sono algumas vezes e preciso compartilhar:

situação:
desenvolvimento de um sistema simples em Asp.Net. tudo funcionava muito bem, desenvolvido na IDE do VWD 2008 Express, com seus drags and drops, mouse clicks e etc.

sistema publicado numa hospedagem contratada e sendo atualizado constantemente. tudo perfeito, até que num determinado dia ao tentar abrir meu banco de dados SQL Server Express local, com o arquivo .mdf armazenado dentro da pasta App_Data do meu projeto, recebo a assombrosa mensagem:

"Cannot open user default database. Login failed."


Ambiente de desenvolvimento:
Visual Web Developer 2008 Express
SQL Server 2008 Express
Windows 7 RC1


vou pro Google, MSDN, pesquiso, pesquiso, leio, leio mais, pesquiso de novo, uns dizem pra executar umas linhas de comando, outros pra instalar ferramentas...

removi todo o ambiente e reinstalei várias vezes e continuava lá a maldita mensagem "Cannot open user default database. Login failed."

obviamente, tentei alterar usuário de conexão, atribuir permissões no file system, tentei de tudo que me veio a mente mesmo.

até que, num desses momentos de inspiração, resolvi preencher manualmente o campo Initial Catalog, das propriedades avançadas da conexão configurada no Database Explorer do VWD 2008.

digitei nesse campo, por minha conta, o mesmo nome do arquivo que eu havia criado na pasta App_Data. este campo é do tipo texto, não habilita um combo para seleção, tem que digitar na mão mesmo.

pois funcionou! bombou, depois de vários dias tentando tudo que é "solução furada" que eu achava na Internet.

detalhe importante:
eu jamais alterei essa configuração. funcionava inicialmente, ficou mais de um mês funcionando, e simplesmente de uma hora pra outra parou de funcionar. acredito que tenha sido alguma atualização do VWD ou do SQL Server que ferrou meu trabalho por um bom tempo.

obrigado Microsoft! resolver esse problema me tomou quase tanto tempo quanto construir o sistema. isso é o que vocês chamam de produtividade? de ambiente RAD?

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo