quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
realizei neste feriadão de Natal uma faxina no meu HD. na verdade, foi mais uma organização, já que eu não joguei nada fora, não perdi nada, apenas otimizei.

vou contar o meu processo, para que quem tiver interesse possa fazer o mesmo:

1) instalei o WinDirStat, um programa excelente que me fornece informações de utilização do espaço em disco, indicando quanto cada arquivo ocupa no meu HD.


2) a limpeza começou pelos arquivos temporários que ficaram esquecidos, e foram facilmente identificados pelo WinDirStat.
3) eu tinha 400MB livres numa partição de 50GB que contém, entre outras coisas, fotos e vídeos de vários eventos acumulados em alguns anos. com ajuda do WinDirStat, um Power Toy chamado Image Resizer e o Any Video Converter, todas ferramentas free para Windows XP, reduzi MUITO o espaço utilizado por esses arquivos multimídia.
as imagens reduzi para 10% do tamanho original convertendo para o formato 1024x768 e os vídeos que eram MPEG reduzi para 30% do tamanho simplesmente convertendo para AVI xvid.
detalhe: conservei em formato original as fotos que "um dia" talvez eu queira imprimir.





4) movi todos os filmes e programas de instalação para DVDs (coisa que eu já devia ter feito há muito tempo mas tinha preguiça e espaço em disco sobrando)
5) finalizei com uma vasculhada nas pastas que ocupavam muito espaço e eliminando o que (realmente) não era necessário, sempre com a ajuda do bom e velho WinDirStat.

a partir de agora, vou efetuar a conversão imediatamente após baixar as fotos e vídeos da câmera, uma tarefa que vai poupar alguns Gigabytes ao longo do tempo.

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo