terça-feira, 18 de dezembro de 2007
notícias interessantes de hoje nos principais sites e blogs de TI:


Mercado de Trabalho: Faltam programadores no Brasil, diz Fenainfo (Info)
"Na avaliação do presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Maurício Laval Pina de Sousa Mugnaini, o maior problema no setor de brasileiro de software se refere à mão-de-obra."

Educação e Mercado: Dia agitado na Unitec (Baguete)
"A Unitec, incubadora de empresas do Parque Tecnológico de São Leopoldo, teve um dia agitado nesta segunda-feira, 17, com a abertura de dois novos escritórios: a sede conjunta da Assespro-RS e Softsul e do projeto Gestão Santander/Unisinos."

2 comentários:

Anônimo disse...

"Na avaliação do presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Maurício Laval Pina de Sousa Mugnaini, o maior problema no setor de brasileiro de software se refere à mão-de-obra."....

O curioso não é a carência de profissionais, mas os fatos de que aqueles que já estão na atividade terem de arcar com tributos que, somados aos custos de contabilidade, transportes e alimentação, percebem líquido pouco mais de 30% do que faturam mensalmente.

Enquanto não há uma regulamentação efetivamente adequada ao PROFISSIONAL, é mais do que óbvio que não sobrarão recursos para a atualização, para a requalificação e, com um mercado destes, cada vez menos pessoas "se atrevem" á ingressar na área.

Some-se á isso o fato de que a remuneração bruta do profissional ainda tem sofrido variações díspares e impreterivelmente negativas em relação ao custo de vida.

Curioso, portanto, são os fatos de que, apesar de podermos suprir essa demanda, o descaso do Governo Federal é inconteste, e embaladas por essa onda, as empresas de RH disfarçadas de empresas de TI (a maioria das empresas de TI do mercado nacional), aproveitam para pôr em pauta contratos leoninos e viabilizar a sua interpretação de uma CLT Flex que, com certeza, nem o próprio Gov. do estado de São Paulo entende á que veio.

Não há carência de profissionais, por exemplo, onde se invista e se incentive a formação, a requalificação e a qualidade de vida do profissional.

Quando esse milagre ocorrer por aqui, nesse momento podemos ficar abismados, pois essa é a situação que realmente despertaria a curiosidade.

De outro modo, a matéria é apenas uma balela, a repetição da xerox da cópia do que já foi e continua sendo. Não fala por exemplo de outras atividades, igualmente importantes para nosso desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico, mas por onde se olhe, a situação é exatamente a mesma.

Em outras palavras, exceto os cargos políticos e religiosos, quando não ambos em conjunção, são os que se destacam por proporcionar qualidade de vida neste país. Ainda assim, com as raras excessões cabíveis.

Marcos Henke disse...

é... some a isso a falta de regulamentação da profissão. é um ponto polêmico.

se exigirem que para exercer a profissão um programador deva ter curso superior como os médicos, engenheiros, advogados, muitos profissionais em início de carreira terão dificuldades, mas também em contrapartida os profissionais formados seriam melhor remunerados, e estimularia a entrada de profissionais na área.

TI hoje é fundamental para as empresas, para a sociedade... não pode ficar na mão dos picaretas.

mas veja só, é tão polêmico que se eu não pudesse, por exemplo, trabalhar como programador, não estaria me formando, pois não teria dinheiro para pagar a faculdade : )

aí também entra a questão do ensino público acessível a todos... (utopia, claro)



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo