sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
hoje assisti ao evento online Delphi Day, promovido pela Code Gear.

foram apresentadas as diversas melhorias na IDE do RAD Studio 2007 em relação ao Delphi 7, última ferramenta da Borland que agradou de verdade os desenvolvedores.

realmente há muitas melhorias, muitas delas relacionadas a correções de memory leaks e performance, mas observei que tudo que eles anunciam como novidade já existe há muitos anos na plataforma DotNet e antes disso em Java. o Visual Studio, Eclipse, Net Beans e outros são verdadeiramente inovadores em muitos pontos, mas o que foi apresentado é cópia descarada.

anunciaram o Generics como uma grande revolução... realmente, para a linguagem Delphi é. mas todos sabemos que para outras linguagens isso já existe há muitos anos. e outra: Generics só pra Delphi.NET, por enquanto. o forte do Delphi que sempre foi o desenvolvimento pra plataforma Win32 vem sendo deixado de lado.

eu realizei alguns testes no passado com o Delphi 2005 e 2006, desenvolvi alguns protótipos em Delphi.NET, realmente é interessante. mas tem um gravíssimo problema: eles estão correndo "muito" atrás da Microsoft e do Visual Studio.

quando foi lançado o Delphi 2006, que suportava o DotNet framework 1.1, a Microsoft lançava praticamente ao mesmo tempo o Visual Studio 2005 com o framework 2.0, que foi uma boa revolução no desenvolvimento principalmente para web com o Asp.Net e abafou totalmente o Delphi. num mundo competitivo onde temos que justificar os investimentos, a hipótese de migrar pra Delphi 2006 e utilizar a mesma IDE para desenvolver em Delphi e em Asp.Net foi prontamente descartada.

agora com o RAD Studio 2007 e finalmente o esperado suporte ao framework 2.0, a Microsoft está lançando o VS2008 com suporte ao framework 3.5!

e a tendência é essa. eu pergunto: por quê a Code Gear não abandona o DotNet e foca seus esforços no Delphi Win32/64 e no Delphi for PHP?

eu tenho acompanhado diversas palestras e eventos relacionados ao Delphi nos últimos anos e, sinceramente, nada me empolga. nem mesmo o ECO. nada é novo e útil que justifique o esforço em migrar as aplicações legadas do glorioso Delphi 7.

ah, e o Delphi for PHP só foi citado :P (Code Gear, abre o olho... essa pode ser a chance de voltar a crescer no mercado)

leia mais:
Blog do Andreano Larousse - Borland / Code Gear

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner