domingo, 2 de dezembro de 2007
está inaugurada oficialmente a transmissão da TV digital terrestre aberta e gratuita no Brasil!

o sinal já vinha sendo transmitido há alguns dias por algumas emissoras, mas agora é de verdade.

o discurso da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, destacou a importância do projeto desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros, as vantagens do sistema, as oportunidades que irão surgir para os profissionais da área - inclusive do desenvolvimento de software. falou ainda sobre os serviços que serão oferecidos com a interatividade, como marcação de consultas médicas pela TV.

o ministro das comunicações, Hélio Costa, destacou o esforço do governo em proporcionar um sistema gratuito, falou sobre a questão da licença caso o Brasil tivesse optado por adquirir integralmente um sistema, falou sobre o Ginga e também que o valor dos receptores irá certamente baixar. citou que na Europa a interatividade está engatinhando e nos Estados Unidos nem sequer existe.

em seguida, o Presidente Lula efetuou o pronunciamento oficial, citou as vantagens da mobilidade, destacou que o sistema brasileiro é atualmente o melhor do mundo (pois foi baseado no japonês e melhorado em alguns fatores) e simbolicamente apertou o botão do controle remoto que "liga" o sistema. a partir daí foi exibido um vídeo de divulgação e cada emissora seguiu com sua programação normal, porém também em alta definição para São Paulo.

a Band transmitiu o programa do Raul Gil, e o Presidente Geral da emissora respondeu algumas perguntas do apresentador, colocando as vantagens do novo sistema e a importância desse momento histórico.

a Rede TV transmitiu o programa Pânico na TV em alta definição. a Rede Globo o Fantástico.

como eu passei 4 meses pesquisando para produzir meu trabalho de conclusão sobre TV digital, que foi entregue esta semana, estou bem entusiasmado com o momento e também com as oportunidades futuras que surgirão para muita gente.

com certeza, é uma mudança que vai afetar a todos... vai fazer parte do dia-a-dia das pessoas.

um momento muito legal que tive a oportunidade de presenciar.

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo