quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
notícias interessantes de hoje nos principais sites e blogs de TI:

Mercado de Trabalho:
- 150 mil vagas de TI ficarão em aberto por falta de profissionais nos próximos 4 anos. serão criadas 320 mil novas vagas até 2011, mas as faculdades formarão apenas 170 mil profissionais. o principal desafio é convencer as pessoas a virarem nerds, e também tornar esses profissionais fluentes em inglês.
fonte: IT Careers

- investimentos em tecnologia devem crescer 12% no Brasil em 2008. bancos e governo serão os maiores responsáveis. o setor de serviços será requisitado para implementar soluções adquiridas em anos anteriores.
fonte: Terra
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
a Microsoft prometeu liberar o código do Windows Vista, Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint 2007, e as versões futuras destes programas.

se isso realmente acontecer, vai ser uma revolução nos conceitos que hoje temos sobre a Microsoft x código aberto. com certeza, será um grande incentivo à educação e a criação de novos programas. masss... parece que haverá uma taxa a ser paga para ter acesso ao código ; )

isso pode vir a ser também um problema de segurança, pois conhecendo as brechas, muitos ataques novos podem surgir.

acho que o Bill Gates cansou de ganhar dinheiro, ou está armando uma pior ainda...

fontes:
Terra
Baguete
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
saiu dia 25/01 a notícia do prêmio que recebi dia 11/01 na cerimônia de colação de grau no site da SEPRORGS:
leia aqui

"O Seprorgs concedeu, neste mês de janeiro, o Prêmio Destaque Universitário para formandos em cursos ligados à área de informática que se sobressaíram durante a graduação.
(...)
Os alunos da Ulbra Kleber Stefânio Bortolan e Marcos Vinicius Henke Arnoldo receberam o título pelo curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e o outro pela graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
(...)
O Prêmio Destaque Universitário em Informática é uma iniciativa do Seprorgs, realizada em parceria com as instituições de ensino. O objetivo é valorizar os estudantes, agregando valor à futura carreira no segmento de TI. Os alunos formandos em cursos de informática recebem essa premiação de acordo com a indicação da faculdade ou universidade. Os critérios de avaliação são: melhor média durante o curso, iniciativa empreendedora, trabalho comunitário, votação entre os alunos, entre outros quesitos analisados em conjunto com o Sindicato."

fonte: SEPRORGS
a CodeGear anunciu em seu site que vendeu 1 milhão de licensas de Delphi, Delphi .Net e C++ Builder para a Agência Federal de Educação da Rússia. os produtos serão direcionados a universidades e escolas de segundo grau.

a notícia ainda cita que enquanto a Microsoft está focando no desenvolvimento comercial, setores como engenharia e ciência estão a procura de aplicações compiladas e nativas para a plataforma (no caso Windows).

e temos bons exemplos de desenvolvimento em Delphi por parte dos russos, afinal, quem programou em Delphi e não conhece a biblioteca de componentes RX Lib?

fonte: CodeGear
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
PMBoK eu já conhecia há alguns anos, fui apresentado nos cursos sobre CMM que fiz na Unisinos em 2003, onde tive aulas com o Mauro Sotille. alguns anos depois fiz a cadeira de Gerenciamento de Projetos com o professor Roberto Petry onde revi e aprofundei os conceitos, que inclusive estou utilizando na rotina diária do meu trabalho.

mas o SWEBOK eu não havia tomado conhecimento, mesmo tendo feito cadeiras de Engenharia de Software e Qualidade de Sistemas :(

para quem quiser conhecer mais, assim como eu estou fazendo a partir de agora, segue o link:
SWEBOK: Software Engineering Body of Knowledge

para quem não sabe o que é PMBoK, recomendo o site do PMI (Project Management Institute):
PMI - RS Chapter
PMI - SP Chapter
domingo, 17 de fevereiro de 2008
diz a história que Pedro Álvares Cabral desejava chegar à Índia quando descobriu o Brasil...

a Índia é hoje a maior exportadora de software do mundo. movimentaram em torno de 30 bilhões de dólares em 2007. para chegar nesse ponto foram necessários muitos incentivos e ações do governo e empresários, mas os grandes atrativos são a mão-de-obra de baixo custo e a grande disponibilidade de profissionais qualificados e empresas certificadas, além da fluência em inglês (na verdade, eles "acham" que falam inglês... quem já tentou falar com eles percebeu uma enorme dificuldade de se comunicar)

mas essas vantagens estão muito ameaçadas por fatores como:
  • - aumento do custo da mão-de-obra: devido à valorização da rúpia sobre o dólar (mesmo efeito sentido aqui no Brasil em vários setores, dólar baixo = menos exportações)
  • - troca freqüente de emprego: se a demanda por profissionais é grande, maior que a oferta, quem pagar mais leva, e os profissionais aproveitam. mas a qualidade dos serviços cai muito, além de comprometer o sucesso dos projetos.
  • - conflitos regionais: a rivalidade com o vizinho Paquistão não traz tranquilidade às empresas que mantém seus empreendimentos na Índia
  • - infra-estrutura precária: energia, estradas, instalações
isso significa que pode sobrar para o Brasil uma boa fatia desse mercado, pois a qualidade dos serviços é superior e a rotatividade de profissionais é bem inferior. ainda há alguns entraves, como os custos trabalhistas e a carga tributária, mas já estão sendo feitos esforços a fim de reduzi-los. além disso, o fuso horário próximo ao dos Estados Unidos contribui bastante.

mas não podemos ficar apenas com essas vantagens, pois muitos outros países estão se qualificando para abocanhar esses bilhões de dólares também, e é preciso muita agilidade e seriedade para fazer o setor crescer. diversas empresas de desenvolvimento de software multinacionais já estão se instalando no país (inclusive a gigante indiana Tata), realizando aquisições, e não se pode deixar a oportunidade passar.

então, portugueses: venham nos explorar! (e espanhóis, ingleses, americanos, alemães, etc.) queremos trocar linhas de código por contas $$$

fonte: aulas do professor Garcia e revista Exame
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
confiram as novidades em jogos no Campus Party:
clique aqui (Terra)
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
}
}
;)"!dlroW, olleH"(eniLetirW.elosnoC.metsyS
{
)(niaM diov citats cilbup
{
1olleH ssalc cilbup
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
2 bons artigos da Computerworld que eu recomendo a leitura:

O que faz de um programador um rock star?
apesar das críticas sobre a questão da fama subir à cabeça, eu me reconheci em diversas características descritas no artigo - até pq já toquei em várias bandas de rock : )
concordo que as empresas devem procurar contratar regentes de orquestra, para fazer todos "tocarem" em sintonia, mas também é necessário o virtuosismo de alguns pioneiros para quebrar paradigmas e ir onde ninguém foi antes, criar coisas inéditas (assim como alguns guitarristas tipo, Joe Satriani, Eddie Van Halen, Jimmi Page, Jimmi Hendrix, ou ainda a simplicidade mas eficiência e feeling do Slash...)

2 meses depois: o que a TV digital prometeu e (ainda) não cumpriu
eu não me preocupo muito ainda... fim de ano, carnaval... as coisas estão paradas mesmo. aposto na grande revolução para o segundo semestre de 2008.


Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo