domingo, 26 de abril de 2009
Este artigo foi publicado no Jornal O Progresso de Montenegro em 03/04/2009:

Semana passada eu citei algumas profissões da área de Tecnologia da Informação (TI). Hoje vou mencionar algumas maneiras de iniciar os estudos na área desejada.

Se você for realmente iniciante, ou seu filho, neto, primo, etc., é importante que adquira bons fundamentos básicos, como instalar um Sistema Operacional (comece pelo Windows, pra não se complicar muito), dominar o uso de editores de textos e planilhas, configurar acesso a Internet e recebimento de e-mails, gravar CDs, editar fotos, instalar antivírus, configurar firewall e outras tarefas triviais. 
Dica: existem cursos gratuitos no Senac e outras escolas sobre esses assuntos.

Depois de dominar essas tarefas básicas, escolha a área que deseja atuar: desenvolvimento, testes, manutenção de hardware, gerenciamento de redes ou até uma área que me esqueci de citar semana passada: DBA (Database Administrator, ou Administrador de Banco de Dados), muito valorizada nas médias e grandes empresas (valeu pela lembrança, De Paula).

Para todas as áreas existem formas tradicionais de adquirir conhecimento. Posso citar:
* Cursos superiores
* Cursos técnicos
* Cursos de Extensão Universitária
* Cursos de curta duração em escolas especializadas
* Livros
* Vídeo Aulas
* Aprender com os pais e amigos

É recomendável fazer um curso superior para adquirir bons fundamentos na área escolhida, além de ser pré-requisito para a maioria das vagas de TI. Porém, cursos superiores são generalistas e dão uma visão abrangente, exigindo paralelamente algumas das outras formas citadas acima, além de requererem um grande investimento financeiro e alguns anos para sua conclusão.

Felizmente, possuímos hoje uma excelente ferramenta para aprender essas e outras profissões,conhecer pessoas que possuem as mesmas dúvidas, perguntar e responder rapidamente, ter acesso ao conteúdo equivalente a milhares de bibliotecas (e além – que não está nas bibliotecas): a Internet.

Vi essa semana uma entrevista com Henry Jenkis, pesquisador do MIT (Massachussets Institute of Technology) autor de diversos livros, entre eles “A Cultura da Convergência”, e ele falou que em culturas mais antigas alguns pensadores detinham o conhecimento científico das diversas comunidades existentes, pessoas como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Galileu e outros. Na “Cultura da Convergência” digital que vivemos, Jenkis falou que “cada membro de uma comunidade possui acesso a todo o conhecimento daquela comunidade”, e é a mais pura verdade.

Hoje qualquer um pode disponibilizar conhecimento em blogs, fóruns, redes sociais (Orkut, MySpace), Youtube, etc. Existe a “cultura” gerada pela indústria de mídia, formatada, focada no consumo, top-down, e a cultura gerada de baixo pra cima, bottom-up, gerada pelos usuários. Caso você ainda não tenha percebido, essa é uma legítima revolução.

Desenvolva o hábito de pesquisar na Internet sobre qualquer assunto que tenha dúvida.

Aprenda inglês. É sério: pense em quanto conteúdo está inacessível a pessoas que não sabem inglês. Tenha sempre um dicionário à mão, seja ele impresso ou digital. 
Dica: http://translate.google.com

Para finalizar, como sou da área de desenvolvimento de software, vou deixar um pequenoroteiro pra quem gosta e quer iniciar nessa área. Faça cursos rápidos, leia livros e pesquise muito na Internet:
1. Aprenda lógica de programação e uma linguagem Orientada a Objetos, como Java ou C#
(Delphi não está mais “na moda”, mas ainda tem um bom mercado, assim como C++)
2. Aprenda a utilizar banco de dados relacionais (Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL...)
3. Aprenda desenvolvimento web (Java, Asp.Net, PHP, Javascript, Flash...)


Site da semana: http://translate.google.com – dicionário e tradutor de texto e sites online.
Frase da semana: “A maneira mais fácil de prever o futuro é inventando-o” – Alan Kay 

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo