quarta-feira, 1 de abril de 2009
Este artigo foi publicado no Jornal O Progresso de Montenegro em 20/03/09:

Continuando o assunto da semana passada, vou falar sobre Riscos ao utilizar a Internet.

Você pode se incomodar bastante se:
• Seu trabalho, fotos e músicas sumirem do disco rígido
• Tiver sua conta no banco invadida
• Alguém acompanhar remotamente e sem qualquer vestígio tudo o que você faz no computador, incluindo o que digita, acessa, fala, ouve e até a imagem do monitor
• Alguém roubar suas senhas de e-mail, MSN, Orkut e se passar por você em conversas com outras pessoas
• Tiver seus e-mails redirecionados para milhões de pessoas

Internet é algo que acrescenta tanto às nossas vidas que mesmo correndo esses e muitos outros riscos não nos importamos de utilizá-la. Vamos relembrar a fórmula de cálculo do risco:

Risco = Ameaças x Vulnerabilidades x Impacto

Exemplificando:
Ameaças: Hackers, vírus, trojans, raios, queda de luz, usuários descuidados ou mal intencionados...
Vulnerabilidades: Sistema operacional, navegador, antivírus e/ou firewall desatualizados, ausência de backup, sistema infectado, ausência de no-break...
Impacto: Indisponibilidade de alguma informação importante temporariamente ou definitivamente, perda de negócios, exposição difamatória, roubo de dinheiro da conta...

Como diz a matemática: se multiplicarmos qualquer número por zero, o resultado será zero. Ameaças não podemos controlar, pois elas existem e irão surgir novas diariamente. Impacto sempre irá existir, nem que seja perder algumas horas restaurando cópias de segurança ou reinstalando o sistema operacional. Podemos predeterminar algumas providências a tomar caso algum incidente ocorra, e assim perder menos tempo e dinheiro resolvendo. Chamamos isso de Ações de Contingência. Mas onde nós podemos e devemos agir para diminuir consideravelmente o risco é nas Vulnerabilidades.

Observe os seguintes cálculos, substituindo as variáveis da fórmula:
Risco = 10 x 10 x 10 .... ou seja, Risco = 1000
Risco = 10 x 0 x 10 .... O resultado será 0.

Um sistema nunca é 100% seguro, portanto, sempre haverá vulnerabilidades mesmo que ainda não tenham sido descobertas. Então o Risco nunca será zero, ou pelo menos não por muito tempo. Apesar de não conseguirmos nos precaver 100% e para sempre das ameaças, podemos diminuir consideravelmente a nossa exposição e também o tempo perdido em caso de sinistros.

No site que indiquei semana passada (http://cartilha.cert.br) e aqui mesmo no jornal você encontra muitas dicas para se proteger. Recomendo a leitura e aplicação das soluções.

Agora observe novamente a fórmula do risco e esqueça que estamos falando de Internet. Então, pense: em que outras áreas da sua vida o mesmo conceito pode ser aplicado?

Pra finalizar, um último alerta: usar pen drives em locais públicos é extremamente arriscado (muitas ameaças e total vulnerabilidade). Se você não puder evitar, pelo menos certifique que o seu computador esteja o mínimo vulnerável possível quando utilizar o pen drive nele.

---
Site da semana: www.computerworld.com.br
Frase da semana: “As empresas devem funcionar como orquestras, e não como exércitos.” – Peter Drucker
---
Atualização 02/04/2009: Blog sobre segurança "Negócio de Risco", mantido pela Microsoft

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo