domingo, 26 de abril de 2009
Este artigo foi publicado no Jornal O Progresso de Montenegro em 27/03/09:
Frequentemente alguém pergunta para o “pessoal da informática” onde trabalhamos e o que fazemos. À primeira vista parece algo tão simples de responder, mas acreditem: não é.

A complexidade na verdade está em explicar o que fazemos: se simplesmente respondemos, por exemplo, que somos Analistas de Sistemas ou Programadores, 90% das pessoas continuam esperando o resto da resposta: uma descrição do que é essa atividade. São profissões novas, surgidas a partir da década de 70, desconhecidas de muitos, mas que já impactam na vida de todos nós.

Pois bem: aqui está uma lista de profissões relacionadas à Tecnologia da Informação (TI), também chamada de Informática por muitos anos:
* Analista de Sistemas: define os requisitos de um programa de computador que será desenvolvido ou alterado. Requisitos são as funcionalidades do sistema, ou seja, o que ele deverá fazer e como se comportar.
* Engenheiro de Software: é uma versão mais complexa e “atualizada” do Analista de Sistemas, pois ele utiliza sólidos conceitos de engenharia de software, metodologias científicas e ferramentas para criar componentes que conversam com outros componentes, e estes formarão o sistema.
* Programador: escreve código em alguma linguagem de programação (Ex.: Java, Delphi, C, PHP). O que ele deve escrever é definido pelo Analista ou Engenheiro.
* Analista ou Engenheiro de Testes: baseado no trabalho do Analista de Sistemas ou do Engenheiro de Software especifica casos de teste para o sistema ser considerado como aprovado para ser utilizado pelo cliente. Necessita de um amplo conhecimento de como o sistema deve funcionar.
* Testador: executa os casos de teste, ou seja, utiliza o sistema seguindo a documentação existente e verifica se o mesmo se comporta conforme o resultado esperado.
* Web Designer: cria layout de web sites, o que é visto pelo usuário. Trabalha com softwares gráficos (ex.: Photoshop) e seu trabalho é complementado pelos programadores.
* Analista de Suporte Técnico: define procedimentos e cria documentos para agilizar o atendimento aos clientes de um determinado software ou hardware. É o responsável por prover uma solução para novos problemas, seja definindo novos procedimentos ou repassando aos programadores para correção do sistema ou produto.
* Atendente de Suporte Técnico: atende o cliente via telefone, e-mail, MSN, etc. Segue os procedimentos definidos pelo Analista de Suporte.
* Administrador de Redes ou Infra-Estrutura de TI: responsável pelo correto funcionamento de todos os computadores de uma organização e sua intercomunicação. Deve ser especialista em Sistemas Operacionais, protocolos de rede e segurança de sistemas.
* Gerente de Projetos de TI: coordena pessoas para atingir um objetivo específico com um determinado custo e espaço de tempo. O objetivo pode ser desenvolver um novo sistema, uma alteração, a implantação de um sistema ou equipamento adquirido, por exemplo.
* Técnico de Manutenção de Hardware: conserta e configura computadores e outros equipamentos de informática.

Em pequenas e médias empresas é comum o acúmulo de papéis, por exemplo, Analista de Sistemas e Programador, Analista e Atendente de Suporte, Técnico de Manutenção de Hardware e Administrador de Redes.

Certamente existem muitas outras profissões relacionadas à área, mas estas são as mais conhecidas e requisitadas nas empresas da região. Semana que vem eu vou falar como adquirir conhecimento para algumas dessas profissões.


Site da semana: www.gizmodo.com.br
Reclamação da semana: TV por assinatura Sky. A programação básica é muito cara para o que oferece.
Frase da semana: “Não existe crise. Desligue a TV, estude e trabalhe.” – Empresário brasileiro desconhecido (que talvez tenha TV por assinatura também)

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