domingo, 26 de abril de 2009
Este artigo foi publicado no Jornal O Progresso de Montenegro em 24/04/2009:

Esta semana a mídia especializada em Tecnologia da Informação divulgou a compra da Sun pela Oracle, numa transação de ações que envolveu 7,4 bilhões de dólares.

Sun Microsystems
É uma empresa fabricante de computadores, semicondutores e software com sede em Santa Clara, Califórnia, no Silicon Valley (Vale do Silício). O nome Sun vem de Stanford University Network (Rede da Universidade de Stanford).

Os produtos da Sun incluem servidores e estações de trabalho baseados no seu próprio processador SPARC e no processador Opteron, da AMD, nos sistemas operacionais Solaris e Linux, no sistema de arquivos de rede NFS e na plataforma Java.

Oracle Corporation
O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, líder de mercado. Além da base de dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados.

A Oracle também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

O que a Oracle quer da Sun
"A aquisição da Sun transforma a indústria de TI, combinando o supra-sumo dos softwares corporativos e sistemas de computação de missão crítica", disse Larry Ellison, diretor da Sun.
"A Oracle vai ser a única empresa que poderá projetar um sistema integrado onde todas as peças se ajustam e trabalham juntas. O custo de integração para os nossos clientes cairá, enquanto a performance, confiabilidade e segurança aumentarão. Há vantagens substanciais na compra de dois ativos da Sun: Java e Solaris."

"Java é uma das marcas mais conhecidas do setor e possui a maior gama de tecnologias implantadas da indústria de informática. O sistema operacional Solaris é a principal plataforma para a base de dados Oracle nas grandes empresas, e tem sido por um longo tempo. Com a aquisição da Sun, a Oracle poderá otimizar o banco de dados para algumas das funcionalidades de ponta do Solaris."

Portanto, está aí a dica para quem quiser entrar no mercado de desenvolvimento. Tanto a linguagem Java quanto o banco de dados Oracle requerem muita dedicação para aprendê-los, treinamento especializado e certamente alguns anos para dominá-los, mas a chance de sucesso é grande para quem persistir.


Sites da semana: www.sun.com e www.oracle.com
Frase da semana: “Terra à vista!” – Pedro Álvares Cabral

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo