sexta-feira, 28 de setembro de 2007
artigo da Juliana Herbert sobre a possibilidade de implantar CMMI, PSP e TSP em pequenas empresas:
http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=2540

na prática, é muito difícil... as dificuldades que encontramos na iVirtua - onde acabamos "fazendo uma pausa" no projeto de implantação do CMM nível 2 - são relacionadas ao grau de detalhamento de processos, templates, e outros documentos exigidos, o que demanda muito esforço e dedicação por parte da equipe.

se a sua empresa é pequena e você tem recursos financeiros e motivação para implementar, avalie bem se você terá recursos humanos para alocar na realização das extensas tarefas de formação de um processo aderente.

uma dica de quem sentiu a dificuldade na prática: implemente um processo de desenvolvimento antes, por mais simples que seja. depois considere torná-lo aderente ao CMMI.

"Aproximadamente 95% das empresas de software brasileiras são pequenas e médias empresas. O SEI/CMU (Software Engineering Institute – Carnegie Mellon University), instituto americano criador do CMM e do CMMI, que historicamente trabalhou principalmente com grandes empresas, está lançando vários projetos de implantação de CMMI em pequenas e médias empresas, incluindo até empresas com 15 desenvolvedores de software! Estes projetos estão tendo cada vez mais força no SEI/CMU ultimamente." - diz Juliana.

no artigo há ainda uma entrevista com Girish Seshagiri, fundador da AIS (Advanced Information Services) que vale a pena ser lida.

fonte: Baguete



Computadores e Notebooks Dell em oferta!

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

arquivo do blog

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo