sexta-feira, 21 de setembro de 2007
vou começar a postar algumas dicas de segurança. pra começar, vá dando uma olhada nessa lista disponível no site do terra sobre utilização de e-mail:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1452779-EI4804,00.html

as dicas/erros que eu considero mais importantes são:
  • 1. ter uma conta de e-mail "pra guerra", ou seja, aquela que não tem problema de receber spam e e-mails infectados, e que vc vai cadastrar em blogs, foruns, listas de discussão, cadastros para promoções, etc
  • 4. depois de utilizar um computador público apagar o cache, o histórico e as senhas do navegador
  • 7. utilizar o campo CCO (cópia carbono oculta) ou BCC para enviar e-mails para várias pessoas. "Quando você coloca o endereço de alguém no campo CCO nenhum dos outros destinatários verão que esta mensagem também foi para ela. Utilizando esta opção você estará protegendo os endereços das pessoas de spammers."
  • 10. faça backup dos seus e-mails. usa gmail? configure um cliente para baixar as mensagens periodicamente e faça backup do arquivo local
  • a seção C inteira: "Saiba evitar e-mails fraudulentos"... não saia clicando em qualquer link, e parta do princípio que "todo e-mail é falso até que se prove o contrário"
  • 22. esse é básico para qualquer sistema que exija autenticação: utilizar senhas complexas. preste atenção: utilizar senhas complexas! se for dificil de lembrar e digitar, é dificil de quebrar.. ah, e troque-as frequentemente.
e mais 3 dicas básicas, mas que muita gente ainda não segue, e que exige um processo de segurança (lembrei do meu professor Serafim):
  • manter o sistema operacional e softwares atualizados, pois todo dia são encontradas novas vulnerabilidades
  • manter anti-vírus, anti-spyware e anti-qualquer-coisa-do-mal atualizados
  • manter um firewall... entenda o que é um firewall, como se configura ele, saiba analizar os logs...
dá trabalho? sim. exige conhecimento avançado? sim. mas lembre-se: o que está em jogo são suas fotos, seus arquivos, sua conta bancária...

fonte: terra

0 comentários:



Pesquisa Google

Creative Commons License

arquivo do blog

notificações por e-mail

endereço de e-mail:

by FeedBurner

sobre o autor...

Minha foto
Marcos Henke
Empresário e Engenheiro de Software.
Ver meu perfil completo